PALESTRANTES

George Guimarães

George Guimarães é nutricionista especializado em dietas vegetarianas, é docente da primeira disciplina de nutrição vegetariana na pós-graduação da UNASP, é conferencista internacional da Universidade de Loma Linda (Califórnia/EUA), tem trabalhos publicados em revistas científicas de alcance internacional. Com participação assídua em congressos científicos e conferências no exterior com a publicação de uma centena de artigos, ministra cursos e palestras sobre nutrição vegetariana em universidades e para o público em geral no Brasil e no exterior, também tem publicados em revistas, jornais e meios eletrônicos mais de 100 artigos de sua autoria.

Vegetariano desde os quatro anos de idade e vegano há 16 anos, dirige a NUTRIVEG Consultoria em Nutrição Vegetariana, dedicando-se ao aconselhamento de pacientes vegetarianos em seu consultório enquanto colabora com instituições de ensino e pesquisa. Também dirige as três unidades do VEGETHUS Restaurante Vegano, o mais antigo restaurante vegano de São Paulo.

É um ativista de destaque dentro do movimento de defesa animal, desde 2006 preside o VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade, grupo que vem ganhando destaque nacional e internacional no movimento de defesa animal com suas ações e campanhas. Seja em seu consultório, na sua colaboração em estudos científicos, nos restaurantes que dirige ou à frente de campanhas pelos direitos animais, todas as suas atividades são voltadas à difusão e argumentação científica em favor do veganismo e da nutrição vegetariana. É membro fundador da Sociedade Vegana.

É tido pelo público vegetariano e pela imprensa nacional como a principal fonte sobre o tema da nutrição vegetariana, tendo concedido nos últimos 14 anos mais de 500 entrevistas à imprensa.



Heron Santana Gordilho

Heron Santana Gordilho é membro do Ministério público da Bahia como Promotor de Justiça do Meio Ambiente de Salvador, também é professor de Direito Ambiental e Direito Constitucional da Graduação e da Pós-graduação do Curso de Direito da UFBA, onde lidera o grupo de pesquisa em direito ambiental e direito animal, também é professor da Faculdade de Direito da UCSal, onde coordena o Núcleo de Estudos em Direito Ambiental, orientando alunos da graduação, é Pós-Doutor pela Pace Law School (EUA), tem se destacado na luta pelos direitos animais, tendo sido o primeiro a escrever, no Brasil, tese de doutoramento em Direito Animal com o título Abolicionismo Animal.

Em suas atividades no MP-BA atua junto com associações de proteção animal, lutando contra qualquer forma de crueldade contra os animais. Faz parte da coordenação da Revista Brasileira de Direito Animal, a primeira revista do gênero na América Latina. Faz parte do Instituto Abolicionista Animal, instituição que vem somar esforços na libertação dos animais, dando suporte jurídico e fundamentação filosófica, assim como apoio técnico na formulação e ajuizamento de ações em defesa dos interesses dos animais.